Espelho, espelho meu… Existe alguém mais atarefada do que eu?

O volume de trabalho e o acúmulo de papéis desempenhados (profissional, dona de casa, mãe, pesquisadora, filha, amiga, etc)  que nos faz correr contra o tempo muitas vezes. Em meio a todas as atividades ainda precisamos separar momentos para cuidar da aparência e fazer compras.

Compartilho então a pergunta que não quer calar: como podemos dar conta de todas as atividades de forma eficiente e saudável?

A resposta está em uma palavrinha simples: PLANEAMENTO. Normalmente, nós mulheres somos conhecidas por alguns clichês como: “Onde eu coloquei a chave?”, quando procuramos esse objeto em meio a uma bolsa super-lotada, para realizar todas as tarefas necessárias com entusiasmo e causar boas impressões às pessoas a nossa volta, é preciso antever cenários, organizar tarefas e definir prioridades de acordo com o que almejamos. Para ajudar nesse processo, separei algumas dicas! Vamos lá:

  1. Faça uma análise profunda de si mesma: O destino de qualquer trajetória depende do ponto de partida certo? Para definir um ponto de partida, é preciso que você faça uma auto-avaliação,e responda a perguntas como: Quais são meus pontos fortes? Quais são meus pontos de melhoria? Como as pessoas me veem em cada papel que eu desempenho? Como eu gostaria de ser vista? Em que eu preciso melhorar?
    • Projete como quer se ver em 1 ano: Depois de definir o ponto de partida, é importante conhecer o destino. Para isso, imagine como se quer estar em um ano: profissionalmente, o que quero fazer? Fisicamente, como quero estar?
      • Avalie suas atividades atuais e avalie de que forma elas estão a contribuir ou deixar de contribuir para o que você concretizar: Agora que já entendeu como está e definiu como quer estar em um ano, faça uma análise de todas as atividades que você realiza em uma semana:
      • Faça a lista de cada item com o tempo médio que você leva para realizá-lo;
      • Avalie quais são os itens que estão a contribuir para que fique mais próxima do seu objetivo.
      • Você vai notar que acaba por perder tempo com atividades desnecessárias e, paralelamente, está a deixar de fazer atividades que são importantes. Entenda suas prioridades e lembre-se da frase: “Cada escolha, uma renúncia”.
      1. Defina metas e escreva como pretende atingir cada uma delas: Para saber se está a ficar mais perto do seu objetivo, é preciso ter metas. Por exemplo: projetou uma imagem física de si mesma em um manequim 38; quantos quilos precisa eliminar para isso no total, e quantos terá que eliminar por mês? Além de definir as metas, estabeleça quais são as atividades que vai realizá-las para atingi-las e os prazos para cada uma delas, por exemplo, para emagrecer o que eu preciso vou caminhar 3 vezes por semana, comer frutas diariamente e fazer um acompanhamento médico mensal.
        • Comemore cada conquista: Cada vitória te dá mais ânimo para prosseguir, lembre-se disso. Estabeleça recompensas quando atingir cada uma das metas e quando desanimar lembre-se delas!

        Espero que as dicas sejam úteis para te ajudar a manter uma relação de amor com o espelho, com você mesma e com as pessoas ao seu redor!
        Sucesso!

          , ,


        Deixe uma resposta

        O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *